Restauro

Mosteiro de São Bento, conservação preventiva e restauração

Entendemos por conservação preventiva o conjunto de ações tomadas diariamente em um acervo, assim mantendo sua integridade física e histórica, aumentando sua vida útil e diminuindo riscos de degradação.

Todo um conjunto de ações formam um mapa de conservação preventiva, desde a verificação de umidade à limpeza diária do espaço onde ficam as obras, até sua higienização constante. Temos a conservação preventiva como aliada para retardar o processo de degradação das obras, pois as mesmas também envelhecem. Com estes cuidados preventivos garantimos às futuras gerações o acesso a obras de arte.

Os cuidados preventivos visam retardar também o processo de restauração, ação um pouco mais agressiva em obras de arte, mas muitas vezes inevitável. 

Devido todo histórico de uso e estar no coração de São Paulo, a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção ou Igreja de São Bento, vem passando por um delicado trabalho de conservação e restauro. Estar em uma região onde a poluição é um dos agentes de degradação faz com que nos atentamos ainda mais ao seu estado de conservação. Restaurada em 1978 pela cia. do Metro, pois com a construção da estação São Bento muito fora danificado. Hoje com novas técnicas e novos materiais, o restauro do complexo está em andamento. 

A preocupação com a preservação da memória histórica e artística, desde sempre é de grande importância para a Ordem Beneditina, aqui em São Paulo não é diferente. Temos caminhado com ações de preservação visando o resgate da beleza original das grandes pinturas murais da Igreja, do seu acervo móvel e metais.

Com uma coleção importante, cuidamos e monitoramos todo este acervo, que é composto por pinturas murais, Indumentária, Metais, Pintura de cavalete, Imaginária (barro e madeira) dentre outros. Com um acervo tão diversificado, os cuidados com a conservação são fundamentais.

Já existe um projeto e uma agenda para todos os trabalhos de conservação e restauro do complexo, tanto obras internas como externas.

Temos encontrado apoio dos órgãos de proteção do patrimônio para as obras de conservação e restauro, pois com o mesmo objetivo de preservar caminhamos juntos.

João Rossi – Conservador / Restaurador

  • Instagram
@restauro.sacra