top of page

Produção Cultural

    O Mosteiro de São Bento ocupa o mesmo local desde de sua fundação em 1598. Ao longo do tempo constituiu-se um importante polo, além das essenciais atividades religiosas, também cultural. Sua missão vai desde a religiosidade até a educação.

    Destaca-se cada vez mais no cenário cultural, como promotor da arte, da cultura e desdobramentos. Na gestão dos projetos culturais que iniciamos neste ano de 2021, a arquiteta e produtora cultural Juliana Schenkel tem trabalhado para uma maior projeção da instituição no sentido de conservar e preservar nosso patrimônio. Várias exposições internas tem sido organizadas pela produtora no Colégio e na Faculdade São Bento, a ideia é expandir essas produções para além do público interno.

    Atividades musicais também são parte do projeto cultural do Mosteiro, valorizando o órgão de tubos, que no ano de 2024 completa 70 anos. Uma série de concertos e rica programação para apresentação de corais, farão parte das comemorações. Visitas guiadas à Basílica e áreas comuns do Mosteiro, serão oferecidas gratuitamente durante os anos de 2022, 2023 e 2024, além de outra série de eventos programados para celebrar os 425 anos do Mosteiro em 2023. Contando com a realização do 1º Fórum de Cultura, Arte Sacra e Patrimônio, voltado para o público geral, a gestora tem como fundamento a democratização das atividades culturais relacionadas ao Mosteiro, inserindo-as no cenário da cidade de São Paulo. Uma premiação que homenageara pessoas que estabeleceram um vínculo afetivo e contribuíram com o desenvolvimento cultural da instituição, também está nos projetos da produtora Juliana Schenkel.

SITE.jpg
IMG-20240813-WA0021.jpg

Visita guiada à Basílica Abacial

Juliana Schenkel e Valdir Arruda em palestra no Mosteiro

bottom of page